ISO 20000 Brasil

Introduccion

√ INTRODUÇÃO:
ITIL (Information Technologies Infrastructure Library); Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologias da Informação, é um conjunto de melhores praticas para a direção e gestão de serviços de tecnologias da informação no referente a Pessoas, Processos e Tecnologias, desenvolvido pela OGC (Office of Government Commerce) do Reino Unido, que cumpre e desenvolve a norma BS15000 da BSI (British Standards institution).

• Através das melhores praticas especificas em ITIL o que possibilita para departamentos e organizações reduzir custos, melhorar a qualidade do serviço tanto para clientes externos como internos e aproveitar ao máximo as habilidades e experiencias do pessoal, melhorando sua produtividade.
• ITIL é um conjunto de livros, cuja referencia se da na seção da Biblioteca deste artigo, que permitem melhorar notavelmente a qualidade dos serviços de tecnologias da informação e que presta uma organização a seus clientes o um departamento a sua organização.

√ Existem três níveis de certificação ITIL para profissionais:


√ Foundation Certificate ( Certificado Básico ):
• Acredita-se num conhecimento básico de ITIL em gestão de serviços de tecnologias da informação e a compreensão da terminologia própria de ITIL. Esta destinado a aquelas pessoas que desejem conhecer as boas praticas especificadas em ITIL. O exame para conseguir este certificado se pode fazer em inglês, francês, espanhol, alemão, português, chines, japonês e russo.

√ Practitioner's Certificate ( Certificado de Responsável ):
• Destinado a quem tem responsabilidade no desenho de processos de administração de departamentos de tecnologias da informação e no planejamento das atividades associadas aos processos. Este exame só se pode fazer em inglês.


√ Manager's Certificate ( Certificado de Diretor ):
• Garante que quem o possua disponha de profundos conhecimentos em todas as matérias relacionadas com a administração de departamentos de tecnologias da informação, e o habilita para dirigir a implantação das soluções baseadas no ITIL. Este pode-se fazer em inglês, alemão e russo.

• Os exames dos certificados Foundation e Manager's se podem fazer em idiomas distintos do inglês, para superar-los é necessário conhecer a terminologia inglesa do ITIL.

• Atualmente não existe certificação ITIL para empresas, só para pessoas. Isto é importante saber, já que existe empresas que asseguram estar em posição de tal certificado. A partir de 2006, se homologo a ISO20000, baseada no ITIL que permite as empresas obter a certificação de qualidade pelos serviços de IT que oferecem.

• Grupo de usuários ITIL itSMF é o único foro independente reconhecido interna